Imagem capa - Como escolher a planta da Sua Casa por André Ricardo Correa Maciel
Dicas Inteligentes

Como escolher a planta da Sua Casa

Para escolher a melhor planta para seu imóvel, aí vão algumas dicas:

1- Posição do Sol
Na realidade isso já começa na escolha do terreno. Caso tenha a opção de escolher um terreno cujo sua casa seja virada para o leste e não para o oeste, é a melhor opção, pois o sol da tarde costuma ser mais quente que o da manhã, esquentando o imóvel como um todo.

2 – Um ou dois quartos?
Plantas do MCMV costumam ser pequenas, sendo assim, é melhor um ou dois quartos? Bom, caso você possua filhos e não tenha como optar por apenas um quarto, essa é a opção, porém caso puder optar por um quarto, sempre é melhor, pois todos os cômodos serão maiores como um todo.

3 – Com ou sem corredor lateral?
Aqui já não é uma escolha. Na maioria absoluta das prefeituras do brasil, é exigido um corredor lateral, para ventilação e iluminação do imóvel, assim como em alguns casos um corredor nos fundos. Cabe você verificar quais são as exigências da sua cidade e adaptar sua planta a sua necessidade.

4 – Expansão
Mesmo seu projeto sendo pequeno, pense no futuro. Peça para quem está desenhando a casa para você fazer uma previa de ampliação, com mais quartos, suíte, garagem coberta, jardim, churrasqueira, etc. Não vai te custar muito a mais e você terá muito mais ideia de como será seu imóvel.